imagem com pdv healthcare e máscara preta

Em primeiro lugar, é importante destacar que o PDV é um dos pontos mais importantes da marca quando o assunto se refere a vendas. Pensando nisso, elaboramos um artigo com estratégias que podem potencializar a comunicação do seu produto no PDV para o mercado healthcare.

Mas afinal, como funciona o ponto de vendas no mercado healthcare?

No contexto healthcare, os PDVs são, predominantemente, as farmácias. Com a categorização dos produtos farmacêuticos em OTC ou RX (comentamos um pouco nesse outro artigo sobre as categorizações Healthcare), o PDV também acaba sendo dividido.

Sendo assim, agora falaremos principalmente sobre produtos OTC (livres de prescrição médica), aqueles que estão ao alcance do consumidor.

Caso você esteja buscando estratégias para produtos RX, nosso artigo sobre visual aid pode te ajudar: VISUAL AID: um planejamento eficiente.

Retomando, no mercado healthcare, o PDV apresenta particularidades que tornam esse ponto de contato ainda mais complexo do que em outros setores. Isso porque, dentro desse segmento, a comunicação de todos os produtos é regida pelas normas da Anvisa, então é preciso tomar muito cuidado na execução de cada estratégia para conquistar o consumidor.

Mas calma, esse artigo é justamente para te ajudar. Nele, vamos te mostrar as melhores ações para atrair a atenção do consumidor ou shopper e, mais do que isso: melhorar seus resultados!

Ações estratégicas para PDV Healthcare que podem te ajudar:

Utilização de Materiais Promocionais:

Materiais promocionais, como cartazes, bandeirolas, displays, banners, faixas, adesivos, e wobblers, são ferramentas eficazes para intensificar a divulgação de promoções e comunicação de benefícios. Esses elementos visuais são ótimos para capturar a atenção do consumidor.

faixa de gondôla de pdv healthcare

Brindes como Incentivo à Compra:

Oferecer brindes como incentivo à compra é uma estratégia muito utilizada. Esses itens agregam valor à experiência do consumidor, incentivando a escolha de produtos específicos e ajudando a melhorar sua relação com ele, já que, muito provavelmente, ele levará junto com seu produto, um acessório com a sua marca para casa.

produtos de pdv healthcare

Packs promocionais com Amostra Grátis:

Packs promocionais com amostras grátis ajudam a melhorar a percepção da relação custo benefício para o shopper. Sendo assim, é uma ferramenta de alto poder de influência na decisão de compra. Afinal, quem não gosta de levar um pouco a mais pelo mesmo preço?

Os packs promocionais ainda podem conter brindes, comunicações extras de benefícios, ou conteúdos informativos que ajudam a criar uma relação mais saudável com seu público.

Displays Estratégicos:

Displays bem planejados e posicionados destacam produtos de forma harmônica e proporcional ao ambiente. Podem ser aéreos, de chão, de balcão, de prateleira, de ponta de gôndola, de check-out, entre outros. Esses elementos visuais direcionam a atenção para produtos específicos, aumentando a visibilidade da sua marca, diferenciais ou preço.

Além disso, possibilitam a exposição do seu produto próximo a produtos de consumo relacionados, aumentando ainda mais a probabilidade de compra.

faixa de gondola de pdv healthcare, produtos de multi-bi expostos

É importante manter a identidade da marca em todos os pontos

As estratégias para o PDV devem envolver um conjunto de comunicações como os que falamos anteriormente. É importante que todas essas estratégias estejam alinhadas e com o mesmo padrão visual. Assim, o consumidor consegue identificar a marca e recordá-la.

A consistência na execução da estratégia de comunicação não deve se limitar apenas ao aspecto visual, mas também se estende à mensagem transmitida. É vital que a comunicação no PDV esteja em sintonia com os valores e a voz do produto. Assim, os consumidores não apenas reconhecem a marca pela sua aparência, mas também pela narrativa e pelos valores que ela representa.

Conclusão

Planejar com cuidado e executar com sabedoria suas estratégias de comunicação para o PDV é vital para obter sucesso no competitivo mercado Healthcare. Afinal, estamos falando do local onde grande parte das decisões de compra são tomadas e que abriga uma enorme concorrência.

Se você está em busca de estratégias para um PDV mais atrativo, a Agência Magdala possui experiência e conhecimento para planejar, criar e desenvolver ações personalizadas para o ponto de vendas que abriga seu produto, desempenhando um papel estratégico na construção e manutenção da sua marca, solidificando sua presença e melhorando seus resultados.

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