A importância da Identidade visual para lançamentos healthcare.

Primeiramente, é importante destacar que uma boa estratégia de identidade visual para lançamentos healthcare pode ser sua aliada neste mercado tão competitivo. Lançar um produto novo é, de fato, um desafio. Bem como também, envolve uma grande batalha para estabelecer a presença de sua marca.

Considere, por exemplo, a intensa concorrência nas prateleiras das farmácias, onde o espaço é escasso e cada centímetro quadrado é disputado por inúmeros concorrentes. Nesse momento, seu produto precisa chamar atenção, comunicar os seus benefícios ao consumidor e, muitas vezes, induzir uma mudança em seus hábitos de compra. Portanto, na gondola, o objetivo final é transformar as preferências do consumidor a favor da sua oferta.

Outro cenário, ainda mais complexo, é o universo de produtos RX. Nesse nicho, o desafio é conquistar o racional do médico, bem como, expor os diferenciais funcionais do seu produto, suas vantagens e inovações frente aos seus concorrentes e ser compreendido. Além disso, é necessário maximizar as chances desse profissional de saúde recordar da sua marca e seus benefícios na hora da prescrição.

E, como se o desafio não fosse grande o suficiente, ainda estamos falando de um mercado altamente regulamentado.

Assim, é nesse contexto, de alta complexidade, que a estratégia de identidade visual assume um papel fundamental para o sucesso do seu lançamento e do ciclo de vida do seu produto. Sendo através de uma identidade visual certeira que conquistamos lugar na memória do consumidor e do médico, alcançando o famoso “share of mind”.

Mas afinal, o que é Identidade visual para lançamentos healthcare?

É um conjunto de estratégias que se vale da psicologia da percepção, ou seja: da habilidade humana de captar, processar e entender informações que nossos sentidos recebem, para assim, transmitir, de maneira visual, um conjunto de sentimentos que reflitam os valores e o posicionamento da sua marca. Deste modo, é possível moldar o entendimento do seu público sobre seu produto, garantindo não só sua compreensão, mas também, sua fixação.

Caixa rosa de um produto de suplemento alimentar com aspectos únicos de identidade visual
Identidade visual para um suplemento alimentar chamado Sopi da Supera Farma

Relevância no mercado Healthcare

Mas como essa estratégia se aplica de fato no mercado farmacêutico?

A princípio, imagine a seguinte situação: você é responsável pelo lançamento de um novo suplemento alimentar que visa suprir as deficiências de cálcio que ocorrem com o envelhecimento, imagine também, que a formulação desse suplemento contenha um novo elemento que, junto com o cálcio, alivia as dores nas cartilagens e articulações.

A partir daí podemos extrair algumas informações importantes que passarão a integrar a estratégia da sua comunicação visual, por exemplo: nosso conjunto de elementos visuais tem que conversar com o imaginário de um público acima dos 45 anos que, em sua maioria serão mulheres (já que são o grupo mais afetado pela deficiência de cálcio causada pela idade). Além disso, precisaremos comunicar a eficiência desse novo elemento da formulação no alívio da dor e o poder de ação do suplemento precisa estar explícito.

Dessa forma, precisamos de elementos visuais que façam com que o público sinta:

            1          “Minha deficiência de cálcio será suprida”

            2          “Minhas dores na articulação diminuirão”

            3          “Minha rotina será normalizada”

            4          “Terei mais qualidade de vida”

Agora note que dos quatro pontos acima, temos 2 pontos funcionais (1 e 2), bem como, 2 pontos emocionais (3 e 4). Portanto, isso nos mostra que precisamos de um conjunto visual que equilibre a funcionalidade deste novo suplemento, (elementos que transmitam confiança, tecnologia e cientificismo) com elementos que transmitam a aspiração de bem-estar (leveza, tranquilidade, alegria).

Tudo isso, claro, dentro do universo de suplementação alimentar voltada à ossos e cartilagens para um público 45+.

Veja abaixo, uma das etapas do processo da Agência Magdala para criação de embalagem de um suplemento alimentar. A partir daí, começamos a elaborar o conjunto de elementos visuais que irá compor a marca do seu lançamento.

Grafico com elementos demonstrando o posicionamento de um produto versus ao de outros suplementos, mostrando como aplicar identidade visual
Estudo de posicionamento para embalagem OTC.

Principais pontos da Identidade visual para lançamentos healthcare

Cores e formas

A capacidade de interpretar cores e formas foi um mecanismo essencial para a sobrevivência humana. Através dessa habilidade cognitiva, somos capazes de distinguir o que é seguro do que é perigoso, o que é comestível do que é tóxico e, até mesmo, o que é quente do que é frio.

Sendo assim, essa percepção visual do mundo ao nosso redor, que persiste até hoje, torna o nosso primeiro contato com um produto em uma prateleira muito importante. É nesse momento que avaliamos não só se algo merece nossa atenção, mas que tipo de sentimento nos transmite.

É nessa etapa que encontramos oportunidades para se destacar perante a concorrência.

gráfico com cores variáveis para estudo de cores para identidade visual
Estudo de cores

Sua imagem precisa conversar com seu público

Um suplemento masculino, focado em esporte, deve se comunicar de maneira diferente de um suplemento para flora intestinal, por exemplo. Por isso, as sensações visuais transmitidas devem refletir aumento de performance, usando linhas diagonais retas, símbolos visuais de movimento e cores fortes. Os benefícios devem ser claros para que sejam compreendidos à primeira vista. Mesmo que o consumidor não tenha tido tempo de ler a sua embalagem, ele deve ser capaz de identificar a função primordial deste suplemento: performance.

dois homens e duas mulheres praticando esporte
Trabalho de ID visual para LongFlex

Logotipo

O logotipo é o principal elemento da sua marca no imaginário coletivo do seu público

Imagine um dia exaustivo, com chuva e trânsito caótico, que resultou em uma dolorosa dor de cabeça. Você se dá conta de que está sem analgésicos em casa e, devido à dor, decide pedir a um amigo próximo comprar para você. No momento em que você precisa comunicar o que deseja, uma marca de analgésico surge em sua mente. Afinal, você sabe que essa marca resolveu esse mesmo problema antes e confia que ela o ajudará novamente.

Ao buscar na sua memória pensar em um analgésico que o ajude, é o logotipo que surge como símbolo dessa marca. Mesmo que ele não surja de forma clara, fotográfica, ele se torna a representação visual imediata da solução.

Por isso, o logotipo é tão importante e deve carregar com ele as cores e formas que representam tudo aquilo que sua marca e produto oferecem.

Embalagem

A embalagem é, de fato, o lugar onde todas as estratégias acima se encontram: combinações de cores, formas, símbolos, signos, ícones e logotipo. Nesse sentido, tudo isso deverá estar exposto de maneira clara e harmônica em todas as faces da sua embalagem.

Deste modo, atingimos o nível esperado de efetividade para a comunicação visual do produto na gondola (em caso de produtos OTC). Além disso, é imprescindível que os elementos que compõem a sua embalagem estejam claros, diretos e de acordo com as normas específicas para o seu produto.

Assim, é possível atrair a atenção do consumidor, prender seu foco, comunicar seus benefícios e influenciar em sua decisão de compra.

quatro embalagens em formatos geometricos
Embalagem Greencare para lançamento healthcare

Resumo Identidade Visual

Em síntese, a Identidade visual para lançamentos é mais do que uma mera aparência. Ela é uma ferramenta estratégica essencial para um lançamento bem-sucedido e um ciclo de vida saudável do produto. Ao criar uma identidade visual sólida, você está construindo a base para uma relação duradoura com seu público-alvo.

Se você está buscando construir a identidade visual para o seu lançamento, a Agência Magdala é especialista nesse assunto. Que tal conversarmos? Juntos, podemos criar a identidade visual ideal para a sua nova marca.