Como manter os colaboradores motivados é uma questão prioridade de qualquer empresa que queira crescer. Afinal, cada empresa é única, mas todas as empresas têm uma coisa em comum: dependem de pessoas.

Neste artigo você vai descobrir a importância de uma eficiente gestão de pessoas e como manter os colaboradores motivados em dicas simples e práticas.

O que é um cliente interno?

Por definição, cliente interno pode ser qualquer um que possua uma relação com a empresa, seja ela uma relação direta ou indireta. Sendo assim, alguns exemplos de clientes internos são prestadores de serviço e moradores vizinhos à empresa.

Sim, o vizinho da sua empresa também possui uma relação com o seu negócio, principalmente em caso de bares e restaurantes. Mas, mesmo que o seu ramo de atuação não envolva um aumento no fluxo de pessoas circulando na rua da sua empresa, ele certamente impacta em algum nível a vida das pessoas que o cercam.

Foquemos, entretanto, no principal cliente interno, que é o seu colaborador.

A rotatividade nas empresas

Também chamada de turnover, a rotatividade diz respeito a uma taxa média de demissões e saídas de colaboradores da empresa em relação ao seu número médio de funcionários.

Uma das fórmulas mais utilizadas para calcular esse índice é:

Entre outros problemas, uma alta rotatividade de pessoas leva a perda de talentos e atendimento inadequado ao cliente.

Por isso, para evitar esses e outros problemas, uma das estratégias mais poderosas chama-se Endomarketing.

O poder do Endomarketing

Nenhuma estratégia de engajamento funciona se não for bem comunicada. O Endomarketing, também chamado de Marketing Interno, é o responsável por dar o tom do relacionamento interno da empresa.

Toda empresa que preze por uma relação saudável e, consequentemente, produtiva com os colaboradores, precisa trabalhar a sua imagem perante a eles.

Assim, com uma boa imagem perante os colaboradores, a empresa consegue reter talentos, estimular um ambiente colaborativo e muitos outros benefícios. Inclusive o de contar com verdadeiros embaixadores da marca.

A importância de um bom clima organizacional

Antes de nos aprofundarmos no Endomarketing, é preciso refletir sobre o clima organizacional da empresa. Afinal, um clima leve favorece um ambiente produtivo, com muita criatividade e proatividade.

Algumas perguntas podem ajuda a avaliar o clima da sua empresa:

– Como anda a saúde mental dos seus colaboradores?

– Seus colaboradores possuem a estrutura necessária para desempenharem o trabalho da maneira segura e confortável?

– Os benefícios que sua empresa oferece são compatíveis com o mercado?

– O ambiente da sua empresa é inclusivo?

Tão importante quanto as reflexões acima, é preciso se perguntar: o seu time acredita no que a empresa oferece?

Isso porque seus funcionários precisam ser os primeiros a comprarem a ideia do seu negócio. Só assim eles se tornarão verdadeiros promotores e embaixadores da marca.

Como implementar o Endomarketing e alguns exemplos de ações

Para implementar o Endomarketing em uma empresa, é preciso ter em mente que pode ser considerado Endomarketing toda ação ou processo que tenha como objetivo uma maior sensação de pertencimento por parte dos colaboradores, além de motivá-los em prol de uma causa.

Na prática, essa causa varia do objetivo da empresa para aquele determinado momento.

Por isso, Endomarketing, entre outros exemplos, pode ser:

Engajamento com uma data comemorativa

Imagine que a sua empresa esteja comemorando aniversário de 10 anos.

Essa é uma ótima oportunidade para, mais do que comemorar com bolos e bexigas personalizadas, fazer uma retrospectiva sobre toda a jornada da empresa durante a década, celebrar marcos importantes, reforçar objetivos e muito mais, como executar uma dinâmica, com premiações, para testar os conhecimentos gerais sobre a empresa por parte dos colaboradores.

Campanha de incentivo com bonificação atrelada à desempenho

Não à toa, esse tipo de campanha é muito utilizada. Isso porque, estimular os colaboradores a alcançarem determinados resultados oferecendo-lhes bonificações, como em caso de uma meta de venda, é a síntese de uma relação ganha-ganha.

Uma campanha desse tipo pode envolver um enxoval de comunicação todo especial e ilimitado, que pode ir desde e-mails marketing para reforçar a premiação e informar os resultados parciais de desempenho, até ações maiores, como palestras (que podem, inclusive, ser sobre dicas de vendas).

Cafezinho

De ações maiores para menores, um simples cafezinho pode oferecer um grande valor agregado se pensado com estratégia.

Para isso, uma boa forma de trabalhar o Endomarketing num momento de pausa é através da personalização de canecas, que podem ser oferecidas aos colaboradores.

Além de se tratar de uma ação ecologicamente consciente, essas canecas podem carregar, por exemplo, o slogan da empresa.

Personalização de computadores

Ainda falando sobre explorar o próprio material de uso cotidiano dos colaboradores, os computadores também oferecem uma ótima possibilidade de meio de comunicação.

Nesse caso, é possível não só trabalhar papeis de parede, que podem ser atualizados periodicamente conforme o objetivo da comunicação, como também é possível executar a própria personalização das máquinas.

Adesivação de parede

Você sabia que toda empresa possui uma área nobre que pode ser explorada no Endomarketing? É o caso daquela parede que fica logo na entrada da empresa.

Como se trata de uma local visível a todos, ele também é um ótimo espaço para comunicar.

Além da própria adesivação de parede, outra possibilidade para espaços como esse pode ser uma TV interna, com uma programação especial e mensagens-chaves.

As possibilidades são infinitas. Contudo, os resultados também.

Entretanto, quanto maior a empresa, mais complexa é a implementação.

Reforçando os valores da empresa através do endomarketing

Com o objetivo de engajar e motivar seus 700 colaboradores de acordo com os novos valores estratégicos da empresa, o RH do Chiesi, laboratório italiano, procurou nossa agência para criar e implementar uma campanha de Endomarketing.

Para isso, mais do que comunicar, os novos valores deveriam ser “vivenciados” pelos colaboradores.

Como os colaboradores já conheciam superficialmente os novos valores, perguntamos para eles:

Com qual dos novos valores da Chiesi você mais se identifica?

A partir da resposta enviada, os colaboradores receberam uma camiseta com a cor e frase condizente àquele valor.

Posteriormente, todos os colaboradores vestiram as camisas durante um evento especial, onde conheceram o Key Visual da campanha.

Depois que todos os colaboradores foram impactados com os novos valores, cada um deles foi convidado a reconhecer um colega de trabalho por um dos novos valores. Tudo através de uma plataforma online. Então, o resultado foi um sucesso!

Em resumo, foram mais de mil reconhecimentos, além de um resultado incalculável: toda a empresa respirando os cinco novos valores da Chiesi.

Como manter os colaboradores motivados em uma empresa com funcionários espalhados por todo o país?

Engajar os colaboradores de uma empresa não é uma tarefa fácil. Mas e como manter os colaboradores motivados quando se trata de uma empresa com funcionários espalhados em diferentes regiões do Brasil, como é o caso do grupo Swedish Match?

O grupo reúne marcas como Fiat Lux, Flexor, Forza e Cricket, comercializando mais de 100 produtos que vão muito além dos tradicionais fósforos já conhecidos e consolidados pela empresa aqui no Brasil.

Para se ter ideia, uma operação com esse porte requer 3 escritórios administrativos, 5 fazendas, 3 fábricas e um centro de distribuição.

Por isso, no que tange a comunicação interna para empresas desse porte, é necessária uma diretriz de comunicação padronizada e eficiente, garantindo todos os valores e atributos da empresa.

Confira abaixo alguns materiais de comunicação institucional que fazemos para a Swedish Match:

Todas essas ações trabalham por um mesmo resultado: garantir que todos os colaboradores de uma empresa estejam engajados no mesmo objetivo. E que esse objetivo seja atingido mais rapidamente.

Falando nisso, você sabia que a Agência Magdala é especialista em Endomarketing e possui muitos outros cases além dos citados acima? Que tal promover uma ação interativa de encomarketing para os colaboradores da sua empresa? Veja algumas possibilidades com a Magdala Experience, o braço de ativações interativas da Agência Magdala.

Vamos bater um papo e aumentar o engajamento dos seus colaboradores!