Quem atua na indústria farmacêutica sabe que cada segundo de um propagandista médico na frente de um especialista é precioso. De fato, a cada dia que passa o tempo de visitação médica é menor e menos frequente. Por isso, temos 3 dicas para te dar sobre a criação de um visual aid que realmente funcione.

Sabemos que já existem estudos apontando que essa prática tende a acabar. Mas esse é um tema complexo que preferimos abordar com mais calma e com mais detalhes em outra ocasião.

Por enquanto, vamos focar no fato de que a visitação médica e a apresentação de um Visual Aid ainda são as estratégias mais utilizadas pelos laboratórios farmacêuticos para a venda de produtos que necessitam de prescrição médica.

Portanto, em um momento tão precioso quanto este para o mercado farmacêutico, é importante fazermos uma reflexão: será que seu Visual Aid está realmente ajudando seus propagandistas durante as visitas médicas?

Confira nossas dicas para a criação de um visual aid voltado para a classe médica que realmente funcione:


01. Tratar o médico como indivíduo ajuda na absorção dos claims do seu produto

Uma boa ideia se vende. Digo mais: sendo boa, se vende para qualquer público. Sejam médicos ou consumidores finais.

Ao longo desses últimos 10 anos trabalhando com publicidade voltada ao mercado farmacêutico, já presenciei médicos sendo subestimados não apenas pelo planejamento como também pelo atendimento das agências. Em algumas ocasiões eram tratados como “dinossauros”, incapazes de absorver mensagens com linguagens mais atuais.

Com frequência, médicos são vistos como entidades e têm suas individualidades esquecidas, seu humor, sentimentos e paixões ignoradas.

E é justamente conversando diretamente com o lado humano desse profissional, que a mensagem do seu produto tem o poder de surpreende-lo e de captar a sua atenção.

Por isso, nesse momento, deixe os claims um pouco de lado. Foque em chamar atenção com uma ideia inteligente e cativante. Utilize metáforas contemporâneas e bem-humoradas. Apresente ao médico um conceito e um keyvisual bem alinhados ao posicionamento do seu medicamento. Pode ter certeza que, assim, seu propagandista terá a atenção do médico e todos os claims que virão a seguir serão absorvidos com mais facilidade e com muito mais penetração.


02. Sintetize os claims e construa uma sequência lógica

Quem tem muito a dizer, às vezes não diz nada. Essa frase deveria ser tratada como um “mantra”, no planejamento de um visual aid.

O primeiro passo na construção de uma mensagem assertiva é selecionar os claims. Eles devem ser poucos, mas poderosos na comunicação dos diferenciais do seu produto em relação aos de seus concorrentes.

Será que todos esses claims realmente precisam ser comunicados para a classe médica? Qual deles realmente é relevante para o especialista que será abordado? Perguntas como essas ajudam muito nessa etapa.

O passo seguinte deve envolver profissionais de comunicação com experiência em comunicação healthcare. Não basta a estrutura criativa e técnica dos textos estarem alinhadas à estratégia do marketing, é preciso conhecimento para a utilização de termos e palavras certeiras para que nenhuma lei de propaganda médica seja infringida.

Nessa etapa também é fundamental a criação de uma sequência lógica e racional das informações. Cada público seleciona as informações de acordo com seus interesses. Essas informações deverão ter prioridade sobre as outras, e deverão ser as primeiras a serem selecionadas.


03. Experiência de usuário e interface gráfica

Com um conceito forte e posicionamento verbal bem definidos, é hora do visual aid ganhar forma.

visual aid nada mais é que uma apresentação interativa. Por isso, é essencial analisar a experiência que o usuário terá com essa apresentação.

Coloque-se no lugar dos usuários do seu visual aid

Como você se sentiria se estivesse em uma visitação médica, com um tablet na mão, tentando vender seu produto e, ao mesmo tempo, se sentisse completamente perdido na navegação da sua apresentação? E se o médico tiver uma dúvida sobre a tela anterior? Como voltar? E se ele perguntar sobre outro medicamento? Como chegar lá o mais rápido possível? Agora, depois que conseguiu responder a dúvida do médico, como retomar a apresentação que estava em curso?

Além da sua confiança na argumentação da venda ir embora, também iria embora o precioso tempo de visitação médica.

Da perspectiva do médico, ele assistiu a uma apresentação confusa, insegura e demorada. Certamente prestou muito pouca atenção nos claims estrategicamente selecionados, no conteúdo tão meticulosamente preparado e no layout tão atrativo do seu visual aid.

Os usuários do visual aid devem se sentir confortáveis, confiantes e nunca perdidos na navegação do material.

Planeje a experiência que seu visual aid fornecerá

Sim, estou falando de user experience (UX) aplicado à visitação médica. Isto é, as informações do visual aid precisam ser encontradas da maneira mais fácil, rápida e intuitiva possível pelo propagandista e pela classe médica.

Sem dúvida, um bom trabalho de user experience, junto com boa interface gráfica (UI), criada sob uma arquitetura da informação bem planejada, garantem que a mensagem do seu produto seja absorvida em pouco tempo pela classe médica.

Outra dica importante é termos um abiente de navegação e apresentação confortável. Paleta de cores bem selecionadas, tipografia adequada, equilíbrio e harmonia na diagramação das informações devem ser pensadas com o intuito de acomodar e atrair o olhar tanto do propagandista, quanto do médico.

Enquanto os laboratórios farmacêuticos utilizarem o visual aid como ferramenta de comunicação, cada segundo investido no desenvolvimento do material será justificado no tempo de interesse que os médicos darão ao seu produto durante a visitação e as prescrições médicas.

Por fim, uma das dicas mais importantes para a criação de um Visual Aid:

De fato, o visual aid ainda é o principal ponto de contato entre os laboratórios farmacêuticos e os médicos. Por isso, cada sensação transmitida por ele será, invariavelmente, atrelada à imagem do laboratório, sejam essas sensações boas ou ruins.


Agência Magdala possui experiência e conhecimento para planejar, criar e desenvolver o visual aid do seu produto para que ele realmente funcione. Vamos agendar uma reunião e discutir um pouco mais sobre o assunto?

Gostou das nossas dicas para a criação de um visual aind assertivo? Que tal ler também: Publicidade Healthcare: conteúdo ou propaganda?


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