Apesar do crescimento exponencial do e-commerce brasileiro, 70% das decisões de compras ainda são tomadas no ponto de venda. Quem diz isso é um estudo da Nielsen Media Research. Sendo que 50% dessas decisões são tomadas por impulso. A visão ainda é o sentido mais explorado dentro do PDV e arquitetura de uma loja interfere diretamente nas vendas. Ou seja, um ambiente bem iluminado, organizado, e com layout estratégico é essencial. Desse modo, o deslocamento do consumidor é planejado em função da exposição e vendas dos produtos.

Afinal, a disputa pelas decisões de compra no ponto de venda é acirrada e exige estratégias criativas e refinadas.

Loja modelo exemplificando como seu layoute auxilia as decisões de compras no ponto de venda.

Memória afetiva e as decisões de compras no ponto de venda

Os demais sentidos como tato, audição, olfato e paladar estão cada vez mais requisitados pelas marcas, com o intuito de atrair a atenção dos consumidores. Você já notou como são perfumadas as lojas do shopping? Imagine quantas sensações podemos despertar nos consumidores, através de essências que estimulam o olfato dos consumidores. Os odores, por exemplo, estão diretamente ligados à memória do ser humano. Portanto, quando uma marca utiliza fatores emocionais para ser lembrada, a chance dessa associação se reverter em venda é muito maior do que a da concorrência.

Abordagens convenientes são favoráveis à venda dentro do PDV. Por isso, uma boa ação de degustação, onde o paladar do consumidor é explorado antes da realização da compra, é um bom exemplo que podemos citar. Experiências positivas influenciam diretamente na decisão do consumidor.

Influência nas decisões de compra e os diferentes pontos de vendas

Em qualquer ponto de venda, seja ele uma grande rede de farmácias ou um pequeno mercadinho de bairro, cada centímetro quadrado é disputado pelas grandes marcas para a exposição dos seus produtos. Se a visibilidade de um produto é tão valiosa, imagina o quanto a embalagem desse produto precisaria ser objetiva em sua comunicação, para se sobressair entre os concorrentes. E o material de promoção, como deve se comportar? Altura para visualização, formato adequado, material utilizado, mensagem promocional, são muitos fatores que influenciam na comunicação e, por fim, nas vendas do produto exposto.

Grandes players disputando as decisões de compras no ponto de venda

Imagine agora, os grandes players do mercado que possuem uma equipe de centenas de colaboradores para ativar e se atentar a todos esses pontos que infulenciam as decisões de compras no ponto de venda. A mesma margarina é exposta em um hipermercado e na vendinha da esquina do seu bairro, e precisa estar posicionada e comunicada corretamente, de acordo com as características de cada ponto de venda, para ganhar a atenção do consumidor.


Agência Magdala acredita que uma boa estratégia de trade marketing está em comunicar, posicionar e validar cada ativação executada. O ponto de venda é mais um ponto de contato para as marcas consolidarem os seus valores perante a percepção do shopper. Para isso contamos com ações diferenciadas para cada segmento do mercado. Materiais interativos, como as ações que oferecemos através da Magdala Experiece, para os consumidores e aplicativos que gerenciam e norteiam os promotores de ativação, podem otimizar a estratégia de trade marketing da sua empresa. Agende uma reunião e vamos conversar mais sobre a exposição dos seus produtos dentro do ponto de venda.


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