Antes da abordarmos os processos criativos e metodologias para o desenvolvimento de uma identidade visual, é preciso enxergar o cenário em que cada empresa está inserida. Afinal, a história de uma marca pode começar muito antes da criação da empresa em si. Assim sendo, vamos olhar para o cenário a seguir.
Você já ouviu falar de Educação 4.0? Atualmente estamos vivendo a quarta revolução industrial. A primeira aconteceu em 1784. Antes que as máquinas a vapor fossem inventadas, os produtos eram manufaturados para uso próprio e de forma artesanal. Posteriormente, essa nova tecnologia possibilitou o aumento da escala de produção.
Em seguida, a chegada da energia elétrica trouxe a possibilidade da produção em série, o que marcou a segunda revolução industrial. Já no ano de 1960, a integração de controles lógicos nas máquinas possibilitou uma produção industrial mais flexível e automatizada, era o início da terceira revolução industrial. 50 anos depois, em 2010, iniciou-se a quarta revolução industrial. Onde o aumento da demanda por produtos personalizados e a fácil utilização de tecnologia pelos consumidores proporcionaram uma produção exclusiva e individualizada.
Ou seja, agora os consumidores têm a autonomia e a tecnologia necessárias para criarem seus próprios produtos. Esse novo cenário deu início a cultura maker.
Mas, será que os jovens de hoje em dia estão sendo estimulados e preparados para um mercado profissional baseado na indústria 4.0?
Como criar preparar os jovens para um mundo com a indústria 4.0?
Foi esse desafio que originou o Sistema Partum. A transformação digital exige um novo formato de aprendizagem, onde os alunos são os protagonistas. Com a finalidade de experimentar as teorias na prática, com situações e problemas reais. Assim, o Sistema Partum traz uma metodologia inovadora de aprendizagem em robótica e linguagem computacional direcionada aos alunos do ensino fundamental.
Em seu primeiro contato conosco, nosso cliente já tinha um plano de negócio. Mas ainda faltava uma identidade visual e verbal, bem como todos os seus desdobramentos .
E é nessa etapa que, enfim, colocamos a mão na massa.
Pesquisa e imersão do mercado
Depois de algumas conversas com o cliente, avaliamos alguns pontos estratégicos para o lançamento de seu negócio e suas reais necessidades para a primeira fase do projeto. Isso é fundamental para a construção de qualquer identidade visual. Pois, dependendo do momento em que a empresa se encontra, as necessidades da marca mudam. Nesse caso diagnosticamos que a principal necessidade do cliente era a construção de uma marca com desdobramentos pontuais para a estratégia comercial da empresa. Então, iniciamos uma imersão sobre o mercado em que se insere o sistema de educação 4.0.
Naming
Um método de ensino inovador precisa carregar esse conceito em sua nomenclatura. Além disso, é necessária a criação de um nome robusto, que se destaque da concorrência, com sonoridade única e referência à educação.
Após um filtro em aproximadamente 100 nomes com potencial de escolha, foram selecionados três nomes e apresentados ao cliente. Todos os nomes selecionados seguiam uma única estratégia alinhada com o que identificamos ser a melhor para esse segmento.
Foram levadas em consideração premissas baseadas em semântica, impacto, estratégia e fonética. Todas as opções possuíam as consoantes “P”, “T” ou “K”, ou uma combinação entre elas. Fonéticamente, essas consoantes obstruem o ar e exigem pausas bruscas na fala para serem pronunciadas. São geralmente atribuídas a nomes fortes e impactantes, características essenciais de acordo com a nossa estratégia de naming.
A aprovação foi unânime. A palavra Partum tem origem no latim, a língua dos acadêmicos e filósofos. Significa “criar”, uma das poucas qualidades do ser humano que não será substituída por máquinas no futuro. É uma das premissas da educação 4.0. Ou seja, o nome transmite o significado e os valores que estávamos buscando. Além disso, é um nome com fonética diferenciada, significativa e fácil de ser lembrada.
Assinatura verbal
Com o nome definido, poderíamos entrar no próximo passo: o posicionamento verbal.
A educação 4.0 é fundamental para preparar os jovens de hoje para o mercado profissional do futuro. A partir dessa verdade surge a assinatura verbal da marca Partum.
Manifesto
Inventar é descobrir. Inventar é criar. Quantos inventores você conhece? Santos Dumont? Thomas Edson? Steve Jobs? Todos eles tinham algo em comum: um problema a ser resolvido.
A educação tradicional limita o aprendizado a muita teoria e pouca prática. Na teoria existe o certo e o errado. Já na prática, existe o sucesso e a frustração, sentimentos e recompensas valiosas, fundamentais para o desenvolvimento de qualquer profissional.
Através da prática, nós imaginamos. Nós planejamos. Executamos. Inventamos. A prática nos faz aprender com o presente, e por consequência, constrói o futuro. É na prática que se aprende. É na prática que se inventa.
Partum. Inventar hoje é criar o amanhã.
Design estratégico
Com a identidade verbal consolidada, os caminhos a seguir no design da identidade visual ficam mais evidentes. Tanto para a agência, quanto para o cliente.
As premissas levantadas anteriormente se assimilam muito com um movimento gráfico do início do século XX: o construtivismo russo. Dentre outros objetivos, o movimento artístico buscava popularizar a arte para todas as classes sociais. Com fortes influências do cubismo de Pablo Picasso e do suprematismo de Malevich, o construtivismo ganhou força como expressão de linguagem visual. A utilização de formas geométricas é a base do movimento construtivista. Assim como um professor guia seus alunos através de suas descobertas individuais, o construtivismo utiliza as linhas simples para direcionar o olhar do espectador através da mensagem, tornando-se assim, uma linguagem didática e fácil de ser compreendida. O que casa perfeitamente com a metodologia do Sistema Partum.
Sem dúvida, o design é muito influenciado pela arte e foi no construtivismo russo que encontramos a fundamentação para representarmos a didática visual que um método de ensino inovador como o Partum exige.
Mas além da inspiração artística, o design da marca Partum precisava seguir algumas premissas:
- Gerar empatia com o imaginário infanto-adolescente;
- Possuir traços firmes que transmitam retidão e o domínio do conhecimento;
- Gerar conexão com a educação e aprendizagem;
- Por fim, apresentar-se sob um visual contemporâneo, mantendo a imagem da marca alinhada com o que há de mais novo no universo tecnológico.
Design do logo e identidade visual
Nesta etapa, as influências do construtivismo russo foram somadas a princípios da psicologia da percepção presentes na teoria de Gestalt. Assim, foi possível a criar um logo capaz de estimular os nossos cérebros a completar as informações faltantes. Essa estratégia tornou o logo congnitivamente interessante. Além disso, o manteve alinhado com a proposta de descoberta individual característica do sistema de ensino 4.0.
A paleta de cores institucionais deve ser uma aliada na comunicação dos valores da marca. Cores fortes e vibrantes tem como resultado estabelecer uma ligação direta com o público infanto-adolescente e com o universo escolar. Já o gradiente entre os tons foi proposto com o intuito de conferir à identidade visual uma personalidade tecnológica.
Criação de materiais de comunicação e aplicação da identidade visual no enxoval de vendas
Assim como levantado no início do projeto, o objetivo do cliente nessa fase do negócio, é criar uma abordagem comercial impactante para o Sistema Partum. Portanto este projeto de identidade visual também contempla peças focadas em vendas.
Criação de website focado na geração de leads.
O site desenvolvido para o Sistema Partum, é um site focado na captação de leads. Ou seja, além de funcionar como o website do sistema de ensino, ele se comporta como uma landing page, pronto para receber o fluxo vindo de futuras campanhas de publicidade digital e captar informações daqueles que se mostram interessados na contratação do Sistema Partum.
Como forma argumentativa, o site apresenta as características da educação 4.0 e como as escolas podem implementar essa nova abordagem de ensino nas suas respectivas grades curriculares.
Por fim, além de respeitar todas as normas de acessibilidade o site é totalmente responsivo, proporcionando a melhor experiência de usurário possível.
Criação de papelaria
As visitas pela internet são importantes mas, além disso, outro ponto de contato que a marca teria com os administradores de escolas, seriam as reuniões presenciais. Para essa abordagem, foi criado apresentação e kit de apoio impresso, auxiliando os representantes nessas reuniões.
Além disso, também foram criados alguns exemplos dos materiais didáticos, que os alunos e professores terão contato durante as aulas do Sistema Partum.
Desenvolvimento de manual de identidade visual e brandbook
E com a finalidade de garantir os valores da marca, criamos um guideline de aplicação da identidade visual. Ou seja, um brandbook estão todas as diretrizes necessárias para os desdobramentos visuais, que possam surgir futuramente, ministrados pela Agência Magdala ou qualquer outro parceiro da marca Partum.
Uma marca vai além do desenho de um logo. Ela é responsável por reunir e transmitir os valores do seu serviço ou produto, através de padrões visuais e verbais. Portanto, tratamos a criação de uma marca como uma jornada de pesquisa, onde o cliente participa de todas as decisões ao longo processo de desenvolvimento. Por esse motivo, cada projeto de marca requer processos diferentes que serão ditados conforme o cenário, o mercado, universo e momento de cada marca.
A Agência Magdala oferece todo o suporte necessário para diagnosticar a imagem, que a sua marca representa e desenvolve as estratégias necessárias para posicioná-la, conforme seu planejamento estratégico.
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