Como posicionar sua marca nas redes sociais? Para responder a essa pergunta é preciso refletir sobre o momento histórico atual.

A Era da Informação, também chamada de Era Digital, diz respeito ao período em que vivemos e é resultado de diversas transformações digitais. Essas transformações mudaram, definitivamente, o rumo da humanidade.

Se antes os esforços dos nossos antepassados eram focados em atividades manuais e pouco escaláveis, hoje, com a internet, não existem mais barreiras.

Se antes o impossível era só questão de opinião… hoje o impossível é “só” questão de engajamento.

A internet na Era da Informação

A Era em que vivemos carrega em seu nome “Informação”. Por isso, é impossível falarmos dela sem falarmos na internet, onde a informação é praticamente infinita.

E como é impossível falarmos em informação sem falarmos em internet, é impossível falar das duas coisas sem falarmos em redes sociais. Seja quando o assunto é pessoa, seja quando o assunto é marca.

Curiosidade: segundo o site Internet Live Statscerca de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas todos os dias no Google! 

Por que é fundamental estar nas redes sociais?

Segundo um recente estudo do statista.com, banco internacional de estatísticas, o Brasil tem a quinta maior população mundial de usuários de mídia social. Além disso, nesse quesito, nosso país é o segundo maior fora da Ásia, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Isso sem falar da perspectiva de crescimento, que projeta milhões e milhões de brasileiros criando seus primeiros perfis nos próximos anos.

O que tudo isso significa? Oportunidade. Afinal, disse o poeta, o artista vai onde o povo está.

E se a sua marca não está, de verdade, nas redes sociais, onde ela está?

Como posicionar sua marca nas redes sociais? mulher pensativa

Como posicionar sua marca nas redes sociais

WhatsApp, YouTube, Instagram, Facebook e TikTok lideram a lista de redes sociais mais usadas no Brasil. No entanto, vale destacar outras redes, como LinkedIn, Pinterest e Twitter.

Cada rede social tem sua especificidade, seu público e exibe um comportamento específico dos usuários.

O Pinterest, por exemplo, é uma rede social de fotos que traz o conceito de “mural de referências”. Um dos temas mais populares na rede é moda. Sendo assim, para uma marca de roupas, a depender da estratégia de marketing, estar no Pinterest pode ser até mais certeiro do que estar em uma outra rede social maior.

Isso nos leva ao primeiro de cinco pontos importantes para posicionar sua marca nas redes sociais:

1 – Descubra qual rede social o seu público utiliza

E aqui o ponto de partida é entender quem é seu público (idade, gênero, localização, gostos, ídolos etc.).

Com seu público-alvo bem definido, fica mais fácil estar próximo a ele no ambiente digital.

Por exemplo, imagine que o seu público seja fã de futebol. Ao procurar entender sobre os gostos do público, você descobre um comportamento que se repete: após as partidas, os torcedores pegam o celular para consumir comentários, análises, melhores momentos e até mesmo memes do jogo que se encerrou.

Como posicionar sua marca nas redes sociais? post facebook esporte

Com isso em mente, é possível identificar padrões e oportunidades, que costumam ser aproveitadas por marcas e páginas (que não deixam de ser marcas): postagens no Instagram após o término do jogo, transmissões ao vivo tanto no Instagram quanto no YouTube e muito mais.

2 – Tenha constância

Nenhuma estratégia é tão boa que não precise ser testada e validada. E nada acontece do dia pra noite, principalmente no ambiente de redes sociais.

É importante ter um calendário de postagens bem preenchido e segui-lo. Tanto para sinalizar ao seu público que você está presente, quanto para “massagear” o algoritmo das redes sociais, considerando que a maioria delas gosta mais de páginas bastante ativas. Afinal, quanto mais o “criador de conteúdo” estiver produzindo, maior a chance de reter o público por mais tempo na rede.

Além disso, quanto mais você posta, maior a chance de acertar (desde que esteja fazendo isso com estratégia, é claro).

calendário

3 – Construa engajamento (e relações humanas)

Se conseguir a atenção do cliente já era difícil antes da explosão das redes sociais, agora é muito mais.

A todo momento os consumidores são bombardeados por informações e hoje as marcas acabam competindo não só mais entre elas. Até porque o story da sua empresa está competindo com o story dos amigos do seu cliente!

O que fazer? Buscar sempre por engajamento através de mensagens bilaterais, onde sua marca possa conversar e até mesmo construir conteúdo junto ao público.

E já que falamos de story do Instagram, uma dica simples e prática é: ao invés de simplesmente postar conteúdos unilaterais, onde somente a sua marca fala, que tal envolver o seu público através de enquetes e testes, onde ele se sinta melhor convidado a interagir e expressar sua opinião?

enquete instagram

4 – Não roube no jogo

Serviços como o de compra de seguidores existem, mas não levam a lugar nenhum. Tanto porque sua utilização pode ser penalizada (há pouco, inclusive, o Facebook anunciou processo contra empresas brasileiras de venda de seguidores), quanto porque números não são mais importantes que engajamento.

Imagine a seguinte situação:

Sua marca está em busca de um influenciador digital e você precisa escolher entre dois, que custam o mesmo valor.

O primeiro é o João, com 3 milhões de seguidores. A segunda é a Maria, com 500 mil.

Qual você escolheria?

Se a sua resposta foi algo parecido com “preciso de mais informações para escolher”, certa resposta!

Afinal, escolher o João parece mais tentador, porém, é Maria quem tem uma relação mais próxima e de mais autoridade com os seguidores, tendo, inclusive, números maiores de interações, como comentários. Mesmo com bem menos seguidores que João.

5 – Tenha paciência

Quando o assunto é rede social, existem caminhos e estratégias, mas não existe fórmula mágica. E a que mais se aproxima disso é o item 2 dessa lista.

É preciso ter paciência para seguir o plano, fazer testes, validar, revisitar o plano, fazer testes, validar, revisitar o plano, fazer ainda mais testes e seguir validando.

É como no método 70:20:10. Você já ouviu falar nele?

Esse método de aprendizagem diz que 70% do que sabemos aprende-se fazendo, enquanto 20% aprende-se observando os outros e 10% aprende-se através da educação formal (através de livros ou até mesmo artigos como o que você está lendo agora).

mão na massa

A importância de comprar mídia em determinadas estratégias

Algumas estratégias, contudo, por mais bem arquitetadas que sejam, acabam não sendo suficientes organicamente.

Para casos como esse, a compra de mídia, como posts patrocinados, pode ser uma ótima forma de atingir o seu público em cheio.

Isso porque essas mídias, na maioria das vezes, garantem uma segmentação precisa, em que é possível escolher diversos filtros, como gênero, faixa etária, localização, páginas preferidas e muito mais.

Utilizar esse tipo de artifício munido de uma boa estratégia de comunicação e peças publicitárias bem pensadas podem oferecer resultados surpreendentes. E muitas vezes ser a luz no fim do túnel.

Túnel que leva direto no seu cliente!

E então? Como está a atuação da sua marca nas redes sociais? A Agência Magdala é especialista no assunto e pode te ajudar a conquistar o seu espaço nesse mar de possibilidades que é o ambiente digital. #Partiu bater um papo?