Os produtos inseridos no mercado farmacêutico são conhecidos por possuírem um ecossistema único, com características específicas. Apesar dessa particularidade, a análise do ciclo de vida de produtos healthcare guarda semelhanças significativas com outros mercados.

Mas como administrá-lo nesse contexto?

Em primeiro lugar, é importante entendermos o conceito de “ciclo de vida” que parte da ideia inicial de diferentes estágios, sendo eles: introdução, crescimento, maturidade e declínio. 

Assim, após compreender esse conceito e em que estágio o produto se encontra, é necessário que nossa análise tenha uma visão voltada ao mercado healthcare, buscando compreender os fatores influenciadores, o macro e o microambiente, e tudo aquilo que possa influenciar o estágio do seu produto nesse nicho específico.

Basicamente, analisar o ciclo de vida de produtos healthcare nos possibilita tomar decisões estratégicas mais assertivas.

Entendendo os estágios do ciclo de vida de produtos healthcare

Fase de introdução:

Na fase de introdução, um novo produto healthcare é lançado no mercado. Isso pode envolver o lançamento de novos medicamentos, suplementos, dispositivos médicos ou equipamentos para diagnósticos. Neste estágio, o foco está na conscientização do produto (awareness) e na educação dos profissionais de saúde sobre seus benefícios.

Contudo, caso o produto seja OTC, também é necessário cultivar um bom diálogo com o consumidor final ou shopper. Pois, nesse caso, as estratégias de marketing e comunicação são essenciais para estabelecer uma base sólida e dar vida ao novo produto.

Fase de crescimento:

À medida que o produto ganha aceitação no mercado, ele entra na fase de crescimento. Neste estágio, ocorre um aumento significativo nas vendas à medida que mais profissionais de saúde o adotam e os pacientes se beneficiam de seus efeitos. Como resultado desse aumento, a expansão da produção, distribuição e até mesmo importação é frequentemente necessária para atender à demanda crescente.

Com o aumento nos investimentos para produção e distribuição, crescem também os riscos. Por isso, é importante manter a frequência da comunicação praticada no lançamento.

Afinal, não se pode permitir que o crescimento perca o fôlego.

Atingindo a maturidade:

Durante a fase de maturidade, o produto atinge seu pico de vendas e estabilidade. No entanto, a concorrência pode se intensificar à medida que mais produtos similares entram no mercado. Os laboratórios farmacêuticos precisam se concentrar em diferenciar seu produto por meio de uma mensagem única, conceito bem definido, inovação contínua, qualidade superior ou serviços adicionais, como programas de benefícios, por exemplo.

É importante também que constantemente haja um esforço direcionado para reforçar o pioneirismo do produto, e utilizar isso como um posicionamento de autoridade e referência perante à concorrência.

Declínio:

Eventualmente, o produto entra em declínio, à medida que novas tecnologias, tratamentos ou alternativas o tornam obsoleto. Neste estágio, as vendas e a lucratividade começam a diminuir e os laboratórios precisam decidir se devem descontinuá-lo ou buscar estratégias para prolongar sua vida útil.

Atualizar ou modernizar o produto e sua comunicação pode ser benéfico para gerar um fôlego sobressalente, postergar ou até mesmo cessar seu processo de declínio.

O gráfico X(fase do ciclo de vida),Y (vendas) representa os estágios do ciclo de vida de produtos. Começa baixo na fase de introdução, cresce para o estágio de crescimento, atinge o ápice na fase de maturidade e, finalmente, desce para a fase de declínio, o ponto mais baixo do gráfico.

Fatores influenciadores no ciclo de vida de produtos healthcare

Além dos estágios tradicionais, há diversos fatores específicos do mercado healthcare que influenciam o ciclo de vida de um produto:

  • Regulamentações Governamentais: A regulamentação pode afetar a introdução, produção e comercialização de produtos. Alterações nas políticas de saúde pública ou regulamentos de segurança podem impactar significativamente o ciclo de vida de um produto farmacêutico.
  • Inovação Tecnológica: Os avanços tecnológicos contínuos no campo da medicina e da biotecnologia podem encurtar o ciclo de vida de um produto farmacêutico. Novas descobertas e terapias podem tornar os produtos obsoletos mais rapidamente do que em outros setores.
  • Necessidades do Paciente: As necessidades e preferências dos pacientes são fatores-chave na adoção e sucesso de um produto farmacêutico. Produtos que supram demandas não atendidas ou oferecem melhorias significativas na qualidade de vida, podem desfrutar de um ciclo de vida mais longo e sustentável.

Para concluir:

Gerenciar o ciclo de vida de produtos healthcare é uma tarefa complexa que requer uma compreensão profunda dos seus estágios, bem como dos seus fatores influenciadores. 

Ao identificar e entender esses elementos, os laboratórios podem desenvolver estratégias mais eficazes para lançar, promover e manter produtos de sucesso no mercado healthcare. A análise cuidadosa de um ciclo de vida do produto é essencial para garantir sua relevância contínua e o sucesso comercial no ambiente dinâmico e desafiador da indústria farmacêutica.

Bom, também é necessário contar com bons parceiros para que a execução da estratégia atinja os objetivos estabelecidos. A Magdala possui um vasto know-how no mercado healthcare e está à disposição para te ajudar. Vamos bater um papo?