Nos últimos anos, o marketing de conteúdo já se mostrou uma ótima solução para diversos setores e marcas por seu poder de alcance e engajamento. 

Exemplos como o canal do Guaraná Antarctica, com milhões de visualizações e interações diretas com o público, demonstram o potencial dessa abordagem. Então, por que o Marketing Healthcare ainda não explora plenamente essa oportunidade?

É verdade que as regulamentações desse setor exigem cautela, mas isso não impede a criação de ações para engajar e converter os públicos de relacionamento para o mercado farmacêutico.

Desse modo, a chave do sucesso está em desenvolver estratégias de comunicação que agreguem valor, conhecimento e conexão entre marcas e clientes.

Marketing de Conteúdo Healthcare: o que comunicar?

Existe um grande leque de possibilidades que dependerão da categoria, que podem ser OTC ou RX e dos objetivos de cada campanha. Assim, vamos te dar alguns insights para estimular sua curiosidade e te ajudar a descobrir ações que se encaixam com o seu produto. 

Primeiramente, pensando no segmento healthcare, esclarecer dúvidas comuns dos consumidores, compartilhar histórias, fornecer informações científicas confiáveis simplificadas e criar comunidades em torno de algum tratamento são boas opções para gerar um impacto positivo. 

Além disso, considerando que a maioria dos pacientes já utiliza a internet para buscar informações sobre medicamentos, tratamentos e condições de saúde, não faz sentido ficar de fora dessa oportunidade, concorda?

Assim, ao oferecer canais de confiança para esse público, é possível potencializar o vínculo com a marca e expandir toda a categoria com informações claras que estimulem a confiança de todos os interessados, tornando-se assim, uma autoridade em um determinado assunto.

Marketing de conteúdo para produtos OTC: oportunidades ainda mais amplas.

Devido a regulamentação mais branda, os produtos livres de prescrição possuem uma gama maior de possibilidades de relacionamento com o público desejado. Com o fim de melhor ilustrar, vamos analisar o sucesso de uma marca de cosméticos e produtos dermatológicos: a Sallve, startup brasileira direct-to-consumer (DTC)

Atualmente, a marca possui 1 milhão de seguidores no Instagram, bem como acumula em seu TikTok 296 mil seguidores e 3.5 milhões de curtidas.

Esses números são consequência de um planejamento de conteúdo focado em alcançar o público-alvo de maneira a atender seus interesses e anseios informacionais. E, a estratégia por trás desse sucesso está em oferecer conteúdos que se conectam e se relacionam com a persona ideal.

Para isso, a Sallve utiliza muitos influenciadores que se conectam com a sua mensagem para criar conteúdos relevantes para seu perfil pessoal e também para as mídias dessas personalidades.

Assim, a Sallve consegue impactar potenciais consumidores em diversos canais, difundindo a mensagem da marca e os benefícios dos seus produtos aonde antes não conseguiriam.

Ao observar o sucesso dessa estratégia, fica ainda mais evidente o potencial de uma abordagem ampla e bem direcionada de Marketing de Conteúdo. 

Assim, fica explícito que, além do enorme potencial, o Marketing Healthcare possui um bom leque de opções para se conectar com prescritores, pacientes, consumidore e shoppers, aumentando, dessa forma, seu share of mind. 

Ações que podem te ajudar a potencializar seu marketing de conteúdo:

1. Seja Omnichannel:

Uma das estratégias mais eficazes é adotar uma postura omnichannel. Isso envolve o uso de uma variedade de canais para fornecer mensagens consistentes que alcancem tanto profissionais de saúde quanto pacientes. A integração entre esses canais é essencial para transmitir credibilidade, confiança e garantir uma presença consistente.

 2. Elaborar estratégias de UGC:

User Generated Content (UGC) é todo e qualquer conteúdo gerado pelo usuário. Isso significa que estamos falando diretamente do relacionamento digital entre marca e consumidor. Você pode estimular seu público construindo espaços que fomentem o desenvolvimento de comunidades e as mantenham engajadas em torno dos benefícios e do universo do seu produto.

3. Otimização para Mecanismos de Busca (SEO):

Além de ser omnichannel e de utilizar estratégias de UGC, outra ação prática para potencializar os resultados do seu marketing de conteúdo na indústria healthcare é a otimização para mecanismos de busca (SEO).

De nada adianta criar canais e comunidades que agreguem ao seu segmento se ele não chegar ao consumidor, concorda? Por isso, é essencial garantir que o conteúdo da sua marca seja facilmente encontrado nos resultados de pesquisa. 

Investir em SEO aumenta a visibilidade da sua solução e direciona tráfego qualificado para o seu site, landing page ou redes sociais específicos e desenhados para a sua retenção ou conversão.

O que podemos concluir?

Buscar um relacionamento saudável com o público é imprescindível, não só para fins de retail, mas também para a construção da reputação e autoridade da sua marca em seu nicho de atuação. 

É importante que, ao produzir conteúdos, a marca tenha clareza de seus objetivos e valores. Assim, é possível manter uma comunicação sólida e transparente que potencialize as relações entre marca, produto, benefícios e anseios do seu público. 

Além disso, é importante ampliar sua presença utilizando canais e pontos de vistas variados para suprir todos os interesses que orbitam as particularidades do seu produto. 

Outro ponto importantíssimo é fomentar discussões e comunidades que irão auxiliar na amplificação espontânea da sua mensagem, além de reforçá-la através de um engajamento orgânico e constante. E lembre-se: sempre ouça o que estas comunidades terão a lhe dizer. Afinal, além propagar a sua mensagem, elas podem te dar feedbacks importantíssimos.

Tudo isso, sem esquecer de estar sempre exposto aos mecanismos de busca através de um SEO bem planejado e bem executado.

Ainda tem alguma dúvida sobre como aplicar o marketing de conteúdo voltado ao mercado healthcare? Nós da Magdala podemos te ajudar! Somos especialistas em comunicação voltada a produtos farmacêuticos. Nossa equipe multidisciplinar está sempre pronta para oferecer soluções personalizadas que atendam às suas necessidades no competitivo mercado farmacêutico. Converse com a gente!