A grande maioria dos laboratórios farmacêuticos trabalham com visitação médica. Onde os propagandistas médicos de laboratório vão até os consultórios médicos para apresentarem as características dos produtos a serem divulgados.

A princípio, por conta da epidemia do novo coronavírus, com a medida preventiva de distanciamento social, esses laboratórios estão congelando a visitação médica. O que dificulta e as vezes até mesmo impossibilita o trabalho dos propagandistas.

Porém, a barreira do distanciamento social, não impede que a informação chegue aos médicos. Existem diversas maneiras de continuar apresentando seus produtos sem a necessidade de uma visita presencial. 

Há meios de alcançar esses profissionais sem precisar que o propagandista esteja fisicamente presente. Através de novos métodos e tecnologias que permitem que o conteúdo seja introduzido aos médicos mesmo à distância.

Abaixo vamos listar e detalhar as principais ferramentas para este tipo de comunicação:

Filmes

Médica assistindo a um filme em seu ipad

A utilização de filmes para promover um novo produto é uma das maneiras mais utilizadas para comunicação à distância. Para que sejam assertivos, é necessário que a comunicação seja objetiva e ao mesmo tempo didática. Explicando os detalhes do novo produto e suas propriedades. O filme pode se utilizar do recurso visual para, por exemplo, aprofundar a didática e não deixar rastros de dúvida sobre as características do produto apresentado.

Podcasts

Médica com fones de ouvido, ouvindo a um podcast.

Esta ferramenta é muito útil na otimização do tempo, uma vez que pode ser ouvido à qualquer momento, até mesmo enquanto desempenha outras tarefas, uma vez que ele não exige sua atenção visual, apenas auditiva. O conteúdo pode ser enviado por Whatsapp pelos seus propagandistas médicos para que os médicos ouçam onde e quando preferirem.

Videoconferências

Médicos em videoconferência.

A videoconferência é bastante utilizada para este tipo de comunicação, pois pode ser mais esclarecedora do que os outros métodos, uma vez que o médico poderá interagir efetivamente com a apresentação, levantar suas dúvidas em tempo real e sanar todos seus questionamentos em relação ao produto.

Existem aplicativos que realizam estas videoconferências, os mais indicados são o Skype, o Google Hangouts e o Zoom.  Alguns laboratórios, por sua vez, já utilizam ferramentas de abordagem médica próprias e customizadas.

Hotsites

Médico visitando um Hotsite de um produto farmacêutico.

O hotsite é focado em trazer destaque a uma campanha ou ação de marketing pontual. A proposta é divulgar algo e captar a atenção do público bem como, conduzi-lo a um ambiente com alto poder de conversão, sempre com um posicionamento mais chamativo e com foco na proposta central.

Pode ser criado um hotsite com informações relevantes e detalhadas sobre o produto. Pop-ups informativos e caixas de diálogo podem ser inseridos para melhorar no entendimento da apresentação. Além disso, um Hotsite inteligente é capaz de capturar dados importantes que podem auxiliar o laboratório na tomada de decisões em suas próximas campanhas de marketing.

Para divulgar informações de medicamentos RX, que exigem prescrição médica, é possivel o desenvolvimento de hotsites protegidos. Ou seja, um ambiente ao qual somente o médico possui acesso. Nesses casos, exige-se o CRM e a senha do profissional, previamente fornecida pelo laboratório, antes de liberar o acesso ao conteúdo referente a um medicamento controlado.

Conteúdo via Whatsapp

Médico recebendo conteudo via Whatsapp

Existe a possibilidade de criar um conteúdo para ser enviado por Whatsapp. Neste caso a comunicação seria uma via de mão dupla, permitindo que o cliente levante seus questionamentos e dialogue sobre o produto e suas propriedades. Para uma explicação mais detalhada, a plataforma dispõe da função de chamada de vídeo, que pode ser uma alternativa interessante para que seus propagandistas médicos complementem a apresentação pelo aplicativo.


Contudo, diferentes formas de comunicação serão utilizadas neste momento para não travar o fluxo de trabalho dos propagandistas da sua empresa. A Agência Magdala produz conteúdo para apresentação à distância. Vamos bater um papo?