Novas ferramentas digitais surgem a todo o momento. A medida que o mundo foi imergindo no ambiente digital, essas novas ferramentas foram se tornando cada vez mais importantes no estreitamento da relação entre marcas e clientes.

Com o passar do tempo a infraestrutura da internet avançou. A banda larga e o sucesso das redes sociais, por exemplo, deram origem a ferramentas digitais com potenciais incríveis. Agora, as marcas podem oferecer experiências muito mais acessíveis e interativas.

Mulher utilizando o celular para tirar uma selfie com filtro do instagram.

Atualmente, as pessoas estão na internet. E para muitos brasileiros, internet significa rede social. O consumo de plataformas de social media no Brasil é tão intenso, que os brasileiros somam 130 milhões de contas no Facebook e 95% dos internautas daqui acessam o YouTube regularmente.

Quando se fala em número de acessos ao Facebook no mundo, somos o 3º país do ranking. Apenas Índia e EUA aparecem a nossa frente.

Fonte: Digital in 2019

Por isso, marcas com uma boa presença nas redes sociais, tem chances muito maiores de alcançarem seu público. Além disso, uma presença inteligente nessas plataformas é capaz de extrair informações preciosas sobre o comportamento, a demografia e os desejos dos seus consumidores.

Uma marca antenada e atualizada nas tendências das redes sociais, tem maior chance de criar uma via importante de diálogo com seu público. Assim, é possivel gerar não só identificação, como também, fidelidade.

Além disso, uma boa utilização dessas ferramentas digitais pode reduzir os custos de uma campanha, gerar novas oportunidades e ajudar a construir a imagem de uma marca contemporânea.

Vamos exemplificar abaixo três ferramentas digitais que costumamos trabalhar com nossos clientes:

Hashtag (#)

Mulheres tirando foto em moldura com a hashtag #warszawa

Nascida no Twitter, a hashtag ganhou força e relevância no Instagram. Tornando-se por certo uma das ferramentas digitais mais utilizadas hoje em dia.

Uma Hashtag é capaz categorizar e potencializar o alcance de conteúdos que tratam de um mesmo assunto. Ela dissemina informações para usuários que, em um primeiro momento, não haviam sido alcançados por elas.

É como um boost orgânico: a relevância de uma hashtag pode atrair gratuitamente a atenção de novos usuários, gerando um aumento de awareness sem custo adicional para a marca.

E o que é melhor: ela ainda informa o número exato de posts que a utilizam. Ou seja, além de espalhar gratuitamente uma informação, ainda entrega uma possibilidade de mensuração.

Benefícios desta ferramenta digital:

  • Expande o alcance do conteúdo;
  • Contribui para estratégias de SEO em redes sociais;
  • Facilita a mensuração de alcance;
  • Facilita o feedback do seu público em relação a sua mensagem;
  • Contribui para a viralização da sua campanha.

QR Codes

Utilizaçao do Merge cube, onde um cubo se transforma em um universo, atraves da realidade aumentada.
Utilização do Merge Cube – Utilização de QR Code com Realidade Aumentada
Foto: Tech Geek Nelson

Enquanto os códigos de barras comuns que conhecemos a tempos, possuem informação unidimensional, ou seja, apenas uma linha de informação, os QR Codes são capazes de armazenar informação de forma bidimensional.

Criado por uma empresa japonesa chamada Denso-Ware, em 1994, o QR Code pode ser lido pelas câmeras de forma extremamente rápida. Por isso seu nome: Quick Response Code (QR Code).

Assim, temos a junção de duas características extremamente importantes: capacidade de armazenamento de informação e velocidade de resposta. Por isso, o QR Code segue em ascensão.

Foi-se o tempo em que era preciso baixar um aplicativo espcializado em leitura de QR codes. Agora, basta apontar a câmera de seu celular que, rápidamente, obeterá uma resposta. Essa facilidade impulsionou ainda mais a utilização de QR Codes, elevando seu status ao de símbolo de uma nova era.

Contudo, os QR Codes não são apenas tecnologicamente fascinantes. Eles também são estratégicamente importantes.

Eles permintem a exposição de conteúdos em camadas. Por exemplo: uma embalagem de um produto possui um QR Code. Dessa forma, quando acessado, ele fornecerá informações adicionais sobre aquele produto. Com imagens, textos, vídeos explicativos ou, até mesmo, um universo inteiro de conteúdos interativos a serem explorados.

Imagem mostrando a campanha 350GV da Coca-Cola.
Campanha 350GV Coca-Cola – Disponibilizava músicas e vídeoclipes através de QR Codes em suas latinhas

Deste modo, é possivel disponibilizar um conteúdo muito mais aprofundado. Capaz de, principalmente, extrapolar os limites dos materiais impressos. Como games, músicas, sites e entre outros.

Além disso, os QR Codes podem ser usados para engajar o público e criar conexões entre campanhas online e off-line.

Benefícios desta ferramenta digital:

  • Possui alta acessibilidade;
  • Possibiliza a utilização de conteúdo em camadas;
  • Possibiliza a expansão do universo abordado;
  • Tem o poder de conectar suportes online e off-line;
  • Gera dados para mensuração de resultados.

FIltros do Instragram

Imagem mostrando o filtro de instagram desenvolvido pela agência para a Danone Nutricia. Mulher em meio à moléculas de DNA.
Filtro Danone Nutricia – Desenvolvido pela Agência Magdala

Os filtros para redes sociais são uma verdadeira febre. Utilizando tecnologia de realidade aumentada, essa ferramenta digital trouxe mais interatividade e, por tanto, mais engajamento às redes sociais. São capazes de reconhecer rosto, movimento e toque, abrindo uma vasta gama de interações com o público.

Sendo assim, há uma enorme chance deste conteúdo interativo “viralizar”. O filtro ainda, é postado na seção stories das plataformas, um dos formatos de conteúdo mais consumidos hoje em dia.

Até pouco tempo, o desenvolvimento desses filtros não era aberto a todos os desenvolvedores. No entanto, recentemente o Facebook, proprietário do Instagram, abriu a possibilidade para desenvolvedores independentes criarem seus próprios filtros.

Agora, as marcas também podem criar seus filtros exclusivos, utilizando seus recursos de interatividade para reforçarem suas mensagem.

Além disso, os dados de utilização desta ferramenta digital são mensuráveis. É possivel saber quantas pessoas utilizaram os filtros, bem como, quantas pessoas viram os filtros nos stories de seus amigos.

Outro ponto importante a favor desta ferramenta, é o valor intangível que ela proporciona. Ter a sua marca sendo vinculada espontaneamente à imagem dos usuários nas redes sociais a aproxima emocionalmente de seu público.

Portanto, os filtros se mostram um ponto de contato importante para a uma marca. Com vasta possibilidade de interação e viralização. Capaz de gerar uma exposição orgânica e sutil, além de transmitir uma sensação de proximidade entre público e marca.

Benefícios desta ferramenta digital:

  • Permite uma grande variedade de interações;
  • Possui potencial de viralização;
  • Aproxima emocionalmente o público da marca;
  • Gera dados de mensuração de resultados;

A Agência Magdala utiliza todas essas ferramentas digitais em ações com os nossos clientes. Inclusive, temos um braço específico para ativações interativas: Magdala Experience. Vamos conversar sobre a presença da sua marca no mundo digital?